Sobre o X SEGOC

O X Seminário de Gestão Organizacional Contemporânea tem como eixo central o tema “Organizações, Diversidade e Desigualdade”. O evento terá um formato de congresso de caráter técnicocientífico, no qual pesquisadores do estado do Espírito Santo, de demais regiões do Brasil e do âmbito internacional conduzirão palestras e debates acerca dos assuntos em pauta. O evento incluirá atividades variadas como palestras, apresentações de trabalhos científicos, mesas redondas e minicursos, e será realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), localizada na cidade de Vitória no estado do Espírito Santo, nos dias 5 e 6 de novembro de 2018

O público-alvo inclui acadêmicos (professores, alunos de graduação e de pósgraduação), profissionais atuantes em diferentes segmentos e demais interessados que buscam informar-se e debater de forma aprofundada e qualificada sobre questões inerentes às organizações e à gestão no contexto atual. As discussões terão como eixo central a temática supracitada, notadamente atual e relevante para que sejam refletidos aspectos históricos, sociais e culturais da diversidade nas organizações e alternativas para a redução das desigualdades nos contextos organizacionais.

A partir de tal tema, as contribuições das discussões, dos debates e das apresentações estarão embasadas nas três linhas de pesquisa pertencentes ao Programa de PósGraduação de Administração (PPGAdm) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Assim, os temas para submissão de trabalhos são:

1) Estratégia, Inovação e Desempenho Organizacional
Descrição: o objetivo desta área temática é reunir trabalhos cujo interesse se volte a temas relacionados à estratégia em organizações, práticas de gestão, marketing, inovação e desempenho organizacional em organizações privadas, públicas e sem fins lucrativos. São contemplados processos, tais como: estratégia (conteúdo e processo), marketing, logística, cadeia de suprimentos e redes interorganizacionais. Estuda-se, ainda, inovações tecnológicas, de produtos, de processos e de modelos de negócio, abordagem analítica de negócios (business analytics). Também o desempenho é abordado por meio de avaliação dos processos de negócio e movimentos de mercado visando otimizar práticas de gestão, uso de recursos e resultados.

2) Organizações e Trabalho
Descrição: essa área receberá artigos que tratam de processos organizativos e participativos relacionados a poder, produção de conhecimentos/saberes, competências, movimentos coletivos, subjetividades e diversidades, com destaque para o mundo do trabalho.

3) Práticas organizacionais e culturais
Descrição: o objetivo desta área temática é reunir trabalhos cujo interesse se volte à problematização de práticas de gestão e organização, bem como à dimensão cultural e simbólica das organizações públicas e privadas, com destaque para o uso de abordagens interpretativas de análise. Exemplos de temas são: práticas de gestão e poderes locais, simbolismos, culturas e práticas cotidianas em contextos organizacionais, criatividade aplicada aos empreendimentos sociais e culturais, estratégica como prática social, estudos baseados em prática, sustentabilidade, ética e responsabilidade social.

O evento terá em sua programação: Minicursos; Palestras; Mesa Redondas e Apresentação de Trabalhos.

Mesas redondas

As mesas redondas são discussões a partir de diversos pontos de vista em torno do eixo central do evento - "Organizações, Diversidade e Desigualdade" - cujas contribuições serão construídas dentro das três grandes linhas de pesquisa pertencentes ao PPGAdm (Estratégia, inovação e desempenho organizacional; Organizações e trabalho; e Práticas organizacionais e culturais).

Terão direito a certificado de participação apenas os presentes que tiverem assinado a lista de presença da mesa redonda. Os componentes da mesa receberão certificados de debatedores.



Minicursos

Os cursos propostos terão duração máxima de três horas e versarão sobre temáticas específicas de teor metodológico. 



ATENÇÃO: a inscrição no evento não implica inscrição no minicurso. As vagas para os minicursos são limitadas, e as inscrições devem ser feitas também via e-mail xsegoc@gmail.com.

Programação sujeita a alterações.